PREGAÇÃO EVANGÉLICA,FAZENDO DISCIPULO,João10,45a49

João 1.45-49: “Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás”.Diz à pessoa ao seu lado: Cuidado com o julgamento precipitado.
Nossos preconceitos, que literalmente significa “fazer mau juízo de alguém sem conhecer”, produzem males indescritíveis.
Segundo o texto Bíblico podemos aprender conforme a resposta de Filipe: - Vem e vê. Esse é o argumento. Conheça primeiro e depois tire conclusões.Há um ditado popular que diz: “Não se julga um livro pela sua capa”. E podemos acrescentar: “E nem pelo que dizem do livro”. Leia você mesmo o livro e tire suas conclusões.Por natureza somos preconceituosos, pois fazemos pré-julgamentos. Quando vemos alguém que não conhecemos detalhadamente, observamos sua maneira de vestir, de andar, de falar e de se comportar, e juntando tudo que observamos procuramos diagnosticar como é tal pessoa.
Foi essa a visão que as pessoas tinham de Jesus de Nazaré. Durante o período de Jesus, Nazaré era uma aldeia pequena e insignificante. Nazaré não é incluída entre as 45 cidades da Galiléia que foram mencionadas pelo historiador Flávio Josefo, e o nome dela não consta entre as 63 cidades da Galiléia mencionadas no Talmud.
Parece que as palavras de Nathanael refletem muito bem essa situação: "Pode qualquer coisa boa sair de Nazaré"? (v.47), que caracterizou o local como parecendo insignificante. É desnecessário dizer que a maioria das pessoas da Judéia nunca tinham ouvido falar de Nazaré.Guarda isso no teu coração: A verdadeira grandeza de uma pessoa não deriva do lugar de onde ela vem.Quantas pessoas nasceram e foram criadas em lugares que simplesmente não constam nos mapas, de tão pequenos e insignificantes que são, porém, isso não impede que a grandeza dos seus sonhos seja realizada. Isso não impede que o seu esforço, a sua persistência, e principalmente a sua FÉ levem-na a realizar seus sonhos.
Todos nós sonhamos. Alguns sonham todos os dias com dias melhores. Alguns já não desejam sonhar. Preferem acreditar que nunca, nada mudará em suas vidas. Fecham suas mentes e seus corações e passam a viver o dia-a-dia sem perspectiva alguma de conquistar algo que um dia sonhou.
Mas ainda assim essas pessoas mantêm sonhos enterrados em algum lugar dos seus corações. Todos nós precisamos sonhar. É da natureza humana o sonhar.Pergunte a pessoa ao seu lado: Você tem sonhado?O homem que não sonha morre - primeiro espiritualmente, depois fisicamente. Alguns chegam a trocar a própria dignidade, a própria moral, para conquistar algo que sonha. Jesus foi o sonho de Deus, o projeto de Deus para as nossas vidas. Jesus foi uma das surpresas de Deus. Ele surgiu de onde ninguém esperava.No entanto, aquele lugar insignificante aos olhos dos homens, Nazaré foi escolhida por DEUS para abrigar o homem mais importante que este planeta inteiro já conheceu.
Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Esta foi a reação de Natanael. Natanael mostrou-se uma pessoa precipitada, preconceituosa, eu não consigo ver outro adjetivo diante de uma pergunta desta...O preconceito hoje é muito grande na sociedade e também nas igrejas, e Natanael não era diferente, ele foi preconceituoso, ele generalizou, é o mau de todos nós: julgar sem antes conhecer.
Só que Jesus não viu isto como a nossa ótica vê, pelo contrário, quando Felipe diante da reação de Natanael o chama para ver Jesus, no mesmo instante Jesus diz: “Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo” (v. 47).
Como não há dolo? Como Jesus consegue ver algo bom em Natanael, que minuto antes tinha feito um comentário tão terrível, infeliz de sua origem?
“Pode sair alguma coisa boa de Nazaré?”, foi a resposta de Natanael a Filipe... Este é um típico exemplo de preconceito. Natanael não conhecia Jesus e certamente não conhecia muitas outras pessoas nascidas em Nazaré da Galiléia.
Filipe também conhecia a fama de Nazaré, fama que incluía todos os seus habitantes no mesmo preconceito. Diz ele, então: “Venha ver”.Diz para a pessoa ao seu lado: Antes de definir seu juízo olhe, veja, conheça.
Natanael achava que nada de bom poderia vir da cidade de Nazaré, mas ao atender ao convite para ir e ver, ele viu!
Talvez muitas pessoas estão te julgando que nada de bom pode vir de você, da sua casa, da sua rua, do seu bairro, da sua cidade...
Talvez você ouviu muitas críticas, muita palavra de maldição sobre a sua vida: “Você não vai ser ninguém”, “Você não vai conseguir”, “Você não vai superar”...Não sei se você possui traumas familiares, ou marcas de violência, se está depressivo, pessimista ou melancólico. Quem sabe está desempregado, ou fracassou no casamento, se sinta inculto, ou feio, está endividado, mal resolvido, mal amado.
Talvez você seja uma pessoa cheia de conflitos, de medos, de inseguranças. Talvez tenha sempre uma desculpa para não ser quem Deus gostaria que você fosse.
Quem sabe você está se escondendo atrás de uma limitação pessoal, como Moisés, que era gago, ou talvez esteja um pouco passado da idade, como Abraão, sentindo-se cansado.
Talvez seja muito imaturo, como Davi, e não queira assumir responsabilidades, ou ainda seja alguém como Jacó, com desvios de caráter. Assim foi com Abraão, que creu que podia ser um patriarca mesmo contra todas as evidências.
O mesmo se deu com Jacó, que subornou Esaú e mentiu para Isaque, pois entendia que a primogenitura era algo decisivo na vida.Não foi diferente com Moisés, que superou as limitações pessoais e o comodismo e foi encarar 40 anos de deserto e 1 milhão de pessoas para gerir.
No fundo, que importa quem você é! Importa, sim, quem Deus deseja que você possa vir a ser!Diz para a pessoa ao seu lado: Deus não nos vê como somos, mas, como poderemos vir a ser!Mas, nesta noite eu quero dizer para você, nem tudo está perdido, existe uma solução!
Se talvez estão te julgando pela sua situação social, a cor da pele, o bairro onde você foi criado ou o colégio onde estudou, não importa quem você é, nem de onde veio, se tem estudo ou não, se é bonito ou feio, ou se tem algum problema físico.
Não importa se não tem recursos, ou se nunca teve uma chance, não importa se já roubou, ou se já matou, ou se traiu, subornou, não importa nada disso, pois, se você desejar, do fundo do coração ser diferente, Deus pode lhe transformar nesta noite, em alguém que você jamais imaginou ser.
Você não foi criado para ser um desastre! Deus não te trouxe a existência para que você existisse sem significado ou propósito. Ele tem um projeto para você, algo pensado antes da fundação do mundo, por isso, mediante o Espírito de Deus, você pode tornar-se aquilo para o qual foi concebido. Você que crê nisso, levante as suas mãos para o alto e glorifique a Deus!
Quando Deus entra em ação, vemos milagres onde não existem, sinais gloriosos em lugares inesperados e sem esperança.Deus quando olha para você meu irmão, minha irmã, Ele apenas vê o sacrifício de Cristo em tua vida, Ele vê o sangue de Jesus sobre a tua cabeça.
Talvez, quem sabe, você está como um Natanael nesta noite...Disse Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê”.Natanael achava que nada de bom poderia vir da cidade de Nazaré, mas ao atender ao convite para ir e ver, ele viu! Ele viu um homem que nunca havia visto antes. Um homem pacífico e sábio. Um homem cheio do amor e do poder que vêm do alto. Ele viu Jesus.Você que está aqui nesta noite, Jesus quer transformar a tua vida, assim como transformou a vida de Natanael. Venha e veja, obras maiores o Senhor fará na sua vida...
E você crente, lá na sua família, na sua rua, na sua comunidade existem muitos Natanaéis e é preciso que existam Felipes dispostos a tirar eles de debaixo de figueiras e trazê-los para o Reino. Pessoas, que a exemplo de Natanael precisam ser confrontadas com a verdade, com Jesus.Você é um Felipe que vai mostrar Jesus a um Natanael. Libertá-lo do pecado, da frieza, da inércia e trazê-lo para Jesus. Jesus que moveu a Felipe, a André, a Pedro, Ele não mudou. Qualquer pessoa que ficar exposta ao seu poder será impactada por Ele. Creia nisso, traga seus amigos e parentes e eles serão restaurados por Jesus.
(Mensagem ministrada na festividade da assembleia de DEUS no IPSEP, em Serra talhada PE sabado 09 dejulho de 2011)

Um comentário:

  1. OI AMADO PASTOR, TENHO MUITA VONTADOE DE EVANGELIZAR,POREM ACHO QUE NÃO ESTOU PREPARADA,PODEMOS NOS SENTIR DESPREPARADA PARA ESSA OBRA?

    ResponderExcluir