Passarei o Mar se for Preciso


texto (Ex.12:29-36;14:5-31)
Você já se encontrou num beco sem saída? Está passando por um problema para o qual não descobriu uma solução? Moisés passou por isto, quando fugia de Faraó com todo o povo de Israel. De repente, se viu cercado: dos lados, montanhas altas, à frente o Mar Vermelho e atrás o poderoso exército de Faraó. Vamos ver como ele saiu dessa enrascada e aprender lições para nossa vida:


1º   NÃO DÊ OUVIDOS ÀS PALAVRAS DE DERROTA, MAS AFIRME AS PROMESSAS DE DEUS(Ex.14: 11-14) “E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito? Não é esta a palavra que te falamos no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios, do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do SENHOR, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis”. Quando você está numa crise, evite dar ouvido aos murmuradores,  aos pessimistas e aos que não têm fé. Como fez Moisés, declare a Palavra do Senhor e firme-se na fé. Não seja um murmurador.


 2º    ENFRENTE O PROBLEMA E NÃO ACEITE FICAR PARALISADO        POR ELE(Ex.14: 15) Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Diga  aos filhos de Israel que marchem”. A fé é uma atitude. As águas do mar só se abriram depois que o povo começou a marchar. Muitas vezes, esperamos Deus agir para avançarmos, mas normalmente Deus age quando avançamos. Quando estiver com problemas, não fuja ou fique paralisado. Comece a orar pelo seu problema e a agradecer pela solução. (Hb.10:38-39) “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma”. Deus não se alegra de covardes. (Ap.21:8) Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte”.

3º    USE OS RECURSOS QUE DEUS LHE DEU, AINDA QUE PAREÇAM INSUFICIENTES(Ex.14:. 16) “E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco”. Moisés só tinha uma vara na mão, mas ela seria um instrumento de milagres. Jesus alimentou uma multidão a partir de cinco pães e dois peixinhos. Sempre que estiver num problema, comece usando aquilo que Deus já lhe deu, mesmo que pareça pouco. Não despreze os pequenos começos (Zc.4:10) “Pois quem despreza o dia dos humildes começos, esse alegrar-se-á vendo o prumo na mão de Zorobabel. Aqueles sete olhos são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra”

4º TENHA CONFIANÇA NO QUE DEUS LHE FALA Ex.14: 22) “E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda”. Não foi fácil para Moisés e seu povo passar pelo meio do mar. As águas de um lado e do outro pareciam uma grande ameaça. Eles precisaram confiar em Deus, que Ele seguraria as águas para não destruí-los. Pratique o que está declarado em (Rm.8:28) “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.

5ºNÃO SE CONTENTE APENAS EM SAIR DE UMA SITUAÇÃO DIFÍCIL
(Ex.14:27) “Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar retornou a sua força ao amanhecer, e os egípcios, ao fugirem, foram de encontro a ele, e o SENHOR derrubou os egípcios no meio do mar”. Além de tirar o povo do ” beco sem saída” pelo poder de Deus, Moisés perseverou até ver o exército de inimigos destruído. É assim que devemos agir. Exemplo: Você deve buscar não apenas sair de uma dívida, mas não entrar nunca mais em outra. Demonstre seu arrependimento (Mt. 3:8) “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”.Se houver visitante descrente, faça o seguinte apelo: Há becos sem saída que só venceremos pelo poder de Deus. O poder de Deus, porém, só está disponível para aqueles que têm aliança com Ele. Você quer fazer uma aliança com Deus agora? faça a oração de entrega e consolide os que foram ganhos.
 Texto
 (Ex.12:29-36;14:5-31)
Você já se encontrou num beco sem saída? Está passando por um problema para o qual não descobriu uma solução? Moisés passou por isto, quando fugia de Faraó com todo o povo de Israel. De repente, se viu cercado: dos lados, montanhas altas, à frente o Mar Vermelho e atrás o poderoso exército de Faraó. Vamos ver como ele saiu dessa enrascada e aprender lições para nossa vida:

Se houver visitante descrente, faça o seguinte apelo: Há becos sem saída que só venceremos pelo poder de Deus, porém, só está disponível para aqueles que têm aliança com Ele. Você quer fazer uma aliança com Deus agora? faça a oração de entrega e consolide os que foram ganhos.
 


3 comentários:

  1. Maravilhoso o seu blog,conte comigo para segui-lo,se possível faça o mesmo.

    ResponderExcluir
  2. http://unicosenhor.blogspot.com.br/, este é o meu link

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo seu blog, que Deus continue te iluminando através de postagens que edifiquem vidas! Já estou te seguindo e espero seu retorno seguindo e postando em meu blog: http://adjardimpaulistaalto2.blogspot.com.br - Aguardo sua honrosa visita. Saudações em Cristo Jesus!

    ResponderExcluir